Sem TAG, sem biometria e sem chave: seus Clientes vão querer usar os seus Smartphones como Credencial.

Você ainda acha que os celulares não estão mudando o mundo? Considere que 6 bilhões de humanos, ou seja, 87% de toda a população mundial, são usuários de algum tipo de dispositivo móvel, com muitos indivíduos utilizando até mais que um. 

De acordo com o Morgan Stanley (www.morganstanley.com NYSE: MS), 91% dos usuários de smartphones mantêm seus aparelhos à distância de 1 metro ou menos, dia e noite. De acordo com uma pesquisa recente, quase metade de todas as pessoas consultadas identificou seus celulares como os seus dispositivos pessoais favoritos. Esta população está usando os APPs para realizar praticamente todas as tarefas do dia-a-dia: controlar agendas, localizar endereço em mapa, fazer compras e pagamentos, enviar mensagens, gerenciar contatos, ouvir músicas, assistir filmes, encontrar amigos, ler notícias, acessar um transporte, planejar uma viagem, alugar um imóvel e uma infinidade de outras facilidades. 

Um rápido olhar para o futuro próximo revela que, quando se trata de controle de acesso, as pessoas estão interessadas ​​em substituir os vários documentos, chaves, cartões e chaveiros pelos seus smartphones. Todos concordam que existe menores chances de perder o celular do que um destes acessórios, além de que estes poderão ser compartilhados, e os celulares não. É notório que homens e mulheres sempre irão perceber que perderam seus smartphones muito mais rapidamente do que qualquer outro objeto. Uma imediata ligação para o provedor de serviços, e o aparelho perdido será bloqueado, enquanto um crachá perdido poderá passar despercebido e ser usado delituosamente por algum tempo. O cancelamento e a reemissão destes apêndices costumam ser lentos e caros.

Portanto, como estamos destinados a usar aplicativos móveis para o resto das nossas vidas, a demanda pelo uso dos smartphones em sistemas de controle de acesso é irreversível. Mesmo os recursos de biometria, como as leituras de digitais e os reconhecimentos faciais, esbarram em questões de privacidade e do alto custo de gerenciamento, devendo ficar restritos às validações dos acessos aos próprios dispositivos móveis, complementarmente à segurança de todo o fluxo do novo controle de acesso.

Transformar um smartphones em uma credencial permite que as pessoas entrem e saiam de prédios e condomínio, da mesma forma como utilizam uma TAG, economizando tempo e dinheiro, além de se sentirem seguras quanto a uma possível contaminação. De fato, a partir de Janeiro de 2020 o mundo passou a enfrentar uma situação imprevisível, à medida em que o Coronavírus se espalhou. Os dispositivos de controle de acesso “sem toque” estão desempenhando papel significativo na segurança e proteção das pessoas, pois ninguém mais quer interagir com equipamentos de contato compartilhado. 

E quais recursos são utilizados nas inovadoras soluções de controle de acesso? O NFC (Near Field Comunication), ou Comunicação de Campo Próximo, fornece a conexão e a troca de dados simplificada, sem fio, entre dois dispositivos, geralmente a não mais do que alguns centímetros. Muitos smartphones atualmente no mercado já contêm chips NFC embutidos que podem trocar dados criptografados. A “ancoragem” dos smartphones nos painéis multimedia dos carros, levando a facilidade de operar aplicativos de forma handsfree, também se apresenta como a melhor solução para os acessos dos veículos aos estacionamentos. Acrescentem-se as facilidades dos comandos remotos transacionados pelas plataformas IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, do uso de QRCode, da disponibilidade da telefonia VoIP build-in e a transmissão de vídeos gerados pelas câmeras de segurança, e estará construída a infraestrutura necessária para o conforto, para a economia e para a proteção.

Solução PLATIS

As organizações que queiram utilizar smartphones habilitados como credenciais para o controle dos acesso de Condôminos, Inquilinos, Visitantes, Convidados, Colaboradores, Entregadores e Prestadores, tanto para veículos como para pedestres, poderão acessar www.platis.com.br ou solicitar informações através do eMail comercial@platis.com.br. Conheça a Plataforma PLATIS e entre em contato com uma espetacular experiência de uso. A PLATIS trabalha com uma Rede de Agentes aptos a oferecer todo o suporte necessário aos Clientes, antes, durante e após a entrega das soluções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário