Política de Privacidade
Última alteração: 01/05/2020

Introdução

Quando você usa a PLATIS, você nos confia seus dados pessoais e nós temos o compromisso de manter essa confiança. Para começar, queremos ajudar você a compreender nossas práticas de privacidade. Esta Política descreve os dados pessoais que coletamos, como eles são usados e compartilhados e as suas opções com relação a esses dados.

Visão geral
Escopo
Esta Política aplica-se aos usuários dos serviços da PLATIS e descreve como a PLATIS coleta e usa os dados pessoais. Esta Política se aplica a todos os usuários de apps, sites, recursos ou outros serviços da PLATIS, exceto aqueles cobertos por um Política de Privacidade particular. Esta Política se aplica especificamente a Administrador, Gestor, Usuário, Colaborador, Visitante, Convidado, Prestador, Apoiador ou outros.
Esta Política também se aplica a outras coletas de dados pessoais pela PLATIS, em conexão com os serviços da PLATIS. Por exemplo, podemos coletar informações de condomínios, prédios, empresas ou outros (“EndPoints”) onde os clientes da PLATIS registrem suas Credenciais, ou podemos coletar outros dados pessoais em conexão com nossa tecnologia e recursos de mapa e publicidade.
Todos os indivíduos sujeitos à presente Política são denominados “usuários” na presente Política.
Nossas práticas de tratamento de dados estão sujeitas às Leis aplicáveis nos locais onde operamos.

B. Responsável pelo tratamento dos dados e transferências
A PLATIS Plataforma Integrada de Segurança Ltda. é a controlador dos dados pessoais coletados em conexão com o uso dos serviços da PLATIS. Os dados pessoais dos usuários poderão ser transferidos para servidores fora do Brasil com base em mecanismos aprovados sob as Leis aplicáveis, como as cláusulas contratuais padrão. Dúvidas, comentários e reclamações sobre as práticas de tratamento de dados da PLATIS podem ser para comercial@platis.com.br.

Coletas e usos de dados
Os dados que coletamos
A PLATIS coleta:
– Dados informados à PLATIS pelos usuários, por exemplo durante a criação da Credencial
– Dados criados durante o uso de nossos serviços, como de localização, utilização do app e do dispositivo
– Dados de outras fontes, como parceiros da PLATIS e terceiros que usam APIs da PLATIS

Os dados a seguir são coletados pela PLATIS ou em nome dela:

  1. Dados informados pelos usuários. Isso inclui:
    – Credencial do usuário: coletamos dados quando os usuários criam ou alteram suas credenciais PLATIS. Isso pode incluir nome, e-mail, número de telefone, login e senha, endereço, foto do perfil, documentos de identidade oficiais, incluindo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF-MF) e data de nascimento.
    – Dados demográficos: podemos coletar dados demográficos sobre os usuários e os EndPoints, inclusive por meio de pesquisas com usuários.
    – Conteúdo do usuário: coletamos informações que os usuários enviam quando entram em contato com o suporte ao cliente da PLATIS ou entram em contato com a PLATIS de outra forma. Isso pode incluir comentários ou outros registros coletados por usuários.
  2. Dados criados durante o uso dos nossos serviços. Isso inclui:
    – Dados de localização: quando ativado pelo usuário, o recurso nos permite coletar dados de localização precisos ou aproximados do dispositivo.
    – Informações de transações: coletamos informações de transações relacionadas ao uso de nossos serviços, inclusive o tipo de serviço solicitado ou prestado, informações de data e hora em que o serviço foi prestado.
    – Dados de utilização: coletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos serviços. Isso inclui datas e horários de acesso, recursos do app, problemas do app e outras atividades do sistema, tipo de navegador e sites ou serviços de terceiros utilizados antes da interação com nossos serviços. Em alguns casos, podemos fazer essa coleta por meio de cookies, pixels, tags e tecnologias similares que criam e mantêm identificadores únicos.
    – Dados do aparelho: podemos coletar informações sobre os aparelhos usados para acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP do aparelho, sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores exclusivos de aparelhos, identificadores de publicidade, números de série, dados de movimento do aparelho e dados da rede móvel.
    – Dados de comunicação: permitimos que os usuários se comuniquem entre si e com a PLATIS por meio de apps para aparelhos móveis e sites da PLATIS. Por exemplo, permitimos que os usuários liguem e enviem mensagens ou outros arquivos entre si (normalmente sem divulgar os números de telefone). Para possibilitar esse serviço, a PLATIS recebe alguns dados sobre ligações, mensagens de textos ou outras comunicações, incluindo a data e hora em que elas ocorreram e o conteúdo delas. A PLATIS também pode usar esses dados para serviços de suporte ao cliente (inclusive para mediar conflitos), para fins de segurança, para melhorar nossos produtos e serviços e para análises.
    Dados de veículos: coletamos dados gerados pelos veículos, quando estão em uso através de serviços da PLATIS. Isso inclui data e hora do uso, localização, trajeto e distância percorrida. Dentro do limite permitido por Lei, os dados de localização coletados do veículo serão conectados à Credencial do Usuário, mesmo se ele não permitir que a PLATIS colete os dados de localização do seu aparelho.
  3. Dados de outras fontes. Isso inclui:
    Feedback do usuário, como avaliações, comentários ou elogios.
    Usuários que participam dos nossos programas de indicação. Por exemplo, quando um usuário convida alguém, nós recebemos os dados pessoais da pessoa convidada.
    Proprietários de conta da PLATIS que solicitam serviços para outros, ou em nome deles, ou que permitem que usuários solicitem ou recebam serviços por meio de suas Credenciais. Isso inclui proprietários de Credenciais da PLATIS para EndPoints.
    Os parceiros comerciais da PLATIS, por meio dos quais os usuários criam ou acessam sua Credencial PLATIS, como serviços de redes sociais, ou apps ou sites que usam as APIs da PLATIS ou cujas APIs a PLATIS usa.
    Parceiros comerciais da PLATIS em conexão com os serviços de monitoramento e operação.
    Fontes publicamente disponíveis.
    Prestadores de serviços de marketing.
    A PLATIS pode combinar os dados coletados dessas fontes com outros em sua posse.

Como usamos os dados pessoais
A PLATIS coleta e usa dados para possibilitar controle de acesso e outros produtos e serviços de forma confiável e prática. Também usamos os dados que coletamos:
Para melhorar a segurança dos nossos usuários e serviços
Para suporte ao cliente
Para pesquisa e desenvolvimento
Para permitir a comunicação entre os usuários
Para enviar comunicações, inclusive de marketing, aos usuários
Para utilizá-los em procedimentos jurídicos
A PLATIS não vende nem compartilha dados pessoais do usuário com terceiros para marketing direto, exceto se houver consentimento do usuário.

A PLATIS usa os dados que coleta para os seguintes fins, entre outros:

  1. Fornecer serviços e recursos
    A PLATIS usa os dados que coleta para oferecer, personalizar, manter e melhorar nossos produtos e serviços.
    Isso inclui usar os dados para:
    Criar e alterar Credencial de usuários
    Confirmar identidade, antecedentes e qualificação de parceiros.
    Realizar operações internas necessárias para prestar nossos serviços, inclusive para solucionar problemas de software e operacionais, conduzir análises de dados, testes e pesquisas e monitorar e analisar tendências de uso e atividade.
  2. Segurança
    Usamos dados pessoais para ajudar a manter a segurança e integridade de nossos serviços e usuários. Isso inclui:
    Uso de dados do dispositivo, localização, perfil, utilização e outros para impedir, detectar e combater fraudes ou atividades que representem risco à segurança.
  3. Suporte ao cliente
    A PLATIS usa as informações que coleta (inclusive gravações de ligações para o suporte ao cliente, com Política e consentimento do usuário) para oferecer suporte ao cliente, inclusive para:
    Encaminhar perguntas ao profissional de suporte apropriado
    Investigar e buscar soluções para as preocupações do usuário
    Monitorar e melhorar as respostas e os processos do nosso suporte ao cliente
  4. Pesquisa e desenvolvimento.
    Podemos usar os dados que coletamos para teste, pesquisa, análise, desenvolvimento de produtos e aprendizado de máquina para melhorar a experiência do usuário. Isso nos permite melhorar e aprimorar a segurança de nossos serviços, aumentar nossa capacidade de impedir o uso dos nossos serviços para fins ilícitos ou inadequados, desenvolver novos recursos e produtos e facilitar soluções associadas aos nossos serviços.
  5. Permitir comunicações entre usuários
    Por exemplo, um Usuário pode enviar uma mensagem ou ligar para um outro Usuário.
  6. Marketing
    A PLATIS pode usar os dados que coleta para divulgar nossos serviços a nossos usuários. Isso inclui enviar comunicações aos usuários sobre serviços, recursos, estudos, pesquisas, notícias, notificações e eventos da PLATIS.
    Também podemos enviar comunicações a nossos usuários sobre produtos e serviços oferecidos por parceiros da PLATIS. Embora possamos enviar comunicações aos usuários sobre produtos e serviços de parceiros da PLATIS, não vendemos nem compartilhamos dados pessoais dos usuários com tais parceiros ou outros para fins de marketing direto ou publicidade, exceto com o consentimento dos usuários.
    Podemos usar os dados que coletamos para personalizar as comunicações de marketing (incluindo anúncios) que enviamos, inclusive com base na localização do usuário, no uso anterior dos serviços da PLATIS e nas preferências e configurações do usuário.
  7. Comunicações sem fins de marketing
    A PLATIS pode usar os dados que coleta para informá-los sobre mudanças em nossos Termos, Serviços ou Políticas ou enviar outras comunicações sem a finalidade de divulgar os serviços ou produtos da PLATIS ou de seus parceiros.
  8. Procedimentos e exigências legais
    Podemos usar os dados pessoais que coletamos para investigar ou tratar de reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços da PLATIS, ou de outra forma permitida pela lei aplicável, ou conforme solicitação de reguladores, entidades governamentais e consultas oficiais.
  9. Decisões automatizadas
    Usamos dados pessoais para tomar decisões automatizadas com relação ao uso dos nossos serviços. Isso inclui:
    Desativar usuários que foram identificados como envolvidos em fraudes ou atividades que possam prejudicar a PLATIS, seus usuários ou outras pessoas. Em alguns casos, como quando determinarmos que um usuário está abusando do programa de parceria PLATIS, esse comportamento pode resultar em desativação automática.

Cookies e tecnologias de terceiros
A PLATIS e seus parceiros usam cookies e outras tecnologias de identificação em seus apps, sites, e-mails e anúncios online para os fins descritos nesta Política.
Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em navegadores ou aparelhos por sites, apps, mídia online e anúncios. A PLATIS usa cookies e tecnologias similares para fins como:
Autenticar usuários
Lembrar preferências e configurações de usuários
Determinar a popularidade de um conteúdo
Divulgar e medir a eficácia de campanhas de marketing
Analisar tendências e tráfego e ter um entendimento geral dos comportamentos online e dos interesses das pessoas que interagem com nossos serviços
Podemos também permitir que outros prestem serviços de medição e análise de público para nós, que mostrem anúncios na Internet em nosso nome e que monitorem e relatem o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar os aparelhos em que os visitantes usam nossos sites e outros serviços e sites online.

Compartilhamento e divulgação de dados
Alguns dos produtos, serviços e recursos da PLATIS exigem o compartilhamento de dados com outros usuários ou a pedido do usuário. Podemos também compartilhar dados com nossos Parceiros, por motivos jurídicos ou em conexão com reclamações ou conflitos.

Retenção e exclusão de dados
A PLATIS retém dados da Credencial do usuário, transações e outros dados pessoais enquanto o usuário mantiver sua conta da PLATIS.
A PLATIS pode reter alguns dados do usuário após receber a solicitação de exclusão da conta se necessário, como para cumprir requisitos legais.
A PLATIS reterá o perfil do usuário, transações e outras informações pessoais enquanto o usuário mantiver sua conta da PLATIS.
Usuários podem solicitar a exclusão da sua conta a qualquer momento pelos menus Configurações e Privacidade no app da PLATIS ou pela Central de Ajuda da PLATIS. Depois de tal solicitação, a PLATIS excluirá os dados que não é obrigada a armazenar para fins de regulamentos, impostos, seguro, disputas judiciais ou outras exigências legais. Por exemplo, a PLATIS reterá dados de localização, dispositivo e utilização para esses fins por pelo menos 7 anos. Durante esse período, ela também poderá utilizá-los para fins de segurança, prevenção e detecção de fraudes, pesquisa e desenvolvimento. Em algumas circunstâncias, pode ser que a PLATIS não consiga excluir uma conta de usuário, por exemplo, se houver valores pendentes na conta ou alguma reclamação ou conflito ainda sem resolução. Depois que esse problema for resolvido, a PLATIS excluirá a conta da forma descrita acima.
A PLATIS pode também reter certas informações se for necessário para fins de segurança e prevenção de fraudes. Por exemplo, se a PLATIS desativar a conta de um usuário por causa de um comportamento inseguro ou incidentes ligados à segurança, poderá reter certas informações sobre essa conta para evitar que tal usuário abra uma nova conta PLATIS no futuro.

Bases para o processamento
Coletamos e usamos dados pessoais apenas quando temos bases legais para isso. Isso inclui processamento de dados pessoais para prestar os serviços e oferecer os recursos solicitados, para fins de interesses legítimos da PLATIS ou de terceiros, para cumprir obrigações legais ou com base em consentimento. Estas bases dependem da localização dos usuários, mas geralmente incluem processamento de dados pessoais:
a. Para prestar os serviços e oferecer os recursos solicitados
Para prestar nossos serviços, precisamos coletar e usar certos dados pessoais. Isso inclui:
Dados do perfil de usuário, usados para estabelecer e manter contas de usuários; confirmar a identidade do usuário; nos comunicar com usuários sobre suas viagens, pedidos e contas
Dados de utilização, necessários para manter, otimizar e melhorar os serviços da PLATIS.
Informações de transações.
Informações relacionadas com o suporte ao cliente;
b. Para fins dos interesses legítimos da PLATIS e de outras partes
Isso inclui usar dados pessoais para manter e melhorar a segurança de nossos usuários. Por exemplo, usamos dados pessoais para evitar o uso de nossos serviços por usuários que tenham apresentado comportamentos inapropriados ou perigosos, como ao guardar dados de usuários banidos para evitar que eles usem os apps da PLATIS.
Isso também inclui fins como combate a fraudes; melhoria dos nossos serviços, marketing direto, pesquisa e desenvolvimento; e aplicação dos Termos da PLATIS.
Além disso, isso inclui usar dados pessoais no limite necessário aos interesses de outras pessoas ou do público em geral, como quando relacionados às ações judiciais e para proteção de direitos e segurança de outros.
c. Para cumprir as obrigações jurídicas da PLATIS
Por exemplo, a PLATIS está sujeita a Leis e regulamentações que exigem que ela colete e armazene dados e forneça cópias de tais dados ao governo e outras autoridades. Coletamos e usamos dados pessoais para cumprir tais Leis.
A PLATIS também pode compartilhar dados com autoridades policiais/jurídicas com relação a atos criminosos ou ameaças à segurança pública ou solicitações de terceiros em conformidade com processos judiciais.
d. Com consentimento
A PLATIS pode coletar e usar dados pessoais com base no consentimento do usuário. Um usuário que consentiu com a coleta e uso de seus dados pessoais pode revogar o consentimento quando quiser. No entanto, o usuário não poderá usar nenhum serviço ou recurso que exija a coleta ou uso desses dados pessoais.

Opções e transparência
A PLATIS permite que os usuários acessem e controlem os dados que a PLATIS coleta, inclusive por meio de:
Configurações no app
Permissões do aparelho
Páginas de avaliações no app
Não recebimento de comunicações de marketing
A PLATIS também permite que os usuários solicitem acesso aos seus dados ou cópias deles, alterações ou atualizações em suas contas, exclusão de suas contas ou que a PLATIS restrinja seu processamento de dados pessoais do usuário.

Configurações de privacidade
Os menus de configuração do app da PLATIS oferecem a capacidade de configurar ou alterar as preferências de compartilhamento de localização e as preferências para receber notificações da PLATIS no aparelho.

Dados de localização
A PLATIS usa os serviços de localização do dispositivo para que seja mais fácil de usar. Os dados de localização nos ajudam a aprimorar serviços, como navegação e suporte ao cliente.
Pelo menu Configurações no app da PLATIS, os Usuários podem ativar ou desativar a coleta de dados de localização dos dispositivos por parte da PLATIS.

Os passageiros que permitirem que a PLATIS colete dados de localização do seu aparelho também podem ativar o recurso “Compartilhamento de dados para emergência”, que compartilha dados com serviços de emergência da polícia, bombeiros e ambulâncias. Esses dados incluem a localização aproximada quando a ligação de emergência foi feita. Informações de marca, modelo, cor e placa do carro; o nome e número de telefone do Usuário.
Os Usuários podem ativar ou desativar esse recurso pelo menu Configurações no app da PLATIS.

Permissões do dispositivo
A maioria das plataformas de aparelhos móveis (iOS, Android, etc.) definiu que certos tipos de dados do aparelho não podem ser acessados por apps sem a permissão do proprietário. Essas plataformas usam diferentes formas de obtenção dessas permissões. Os aparelhos iOS notificam os usuários na primeira vez que o app da PLATIS solicita permissão para acessar certos tipos de dados e oferecem aos usuários a opção de conceder ou recusá-la. Os aparelhos Android notificam os usuários sobre as permissões que o app da PLATIS pede antes de você usá-lo pela primeira vez. Ao usar o app, você concede tal permissão.

Não recebimento de comunicações de marketing
Os usuários podem optar por não ver as publicidades de parceiros da PLATIS. Os usuários também podem seguir as instruções de cancelamento de assinatura contidas nessas mensagens para optar por não receber e-mails e outras mensagens da PLATIS.